Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Como posso preparar as crianças para o século XXI?

Preparar crianças para um mundo cada vez mais exigente converte-se numa tarefa essencial da sociedade contemporânea. Afinal, o mundo mudou muito nos últimos anos e os mais novos devem ser preparados para tal.

Pôr as crianças em contacto com o mundo real tem muito que se lhe diga. Nas últimas décadas, as sociedades têm evoluído de forma cada vez mais rápida, graças a inovações sem precedentes ao nível tecnológico, científico e até no ensino.

Ajudar os mais novos a dar este salto começa em casa. Embora algumas áreas possam não ser a especialidade dos pais, é sempre importante continuar a aprender, de modo a transmitir às crianças conhecimentos fiáveis e adequados à idade.

Conheça algumas das competências que os jovens do século XXI devem receber. Desde usar a tecnologia de maneira produtiva a saber distinguir entre notícias falsas e verdadeiras, assim se compreende uma sociedade em constante mudança. Guie os seus filhos nesta jornada!

 

Desmistificar a tecnologia

A tecnologia não é algo que deva ser colocado longe das crianças. O século XXI caracteriza-se pela abundância de ecrãs, seja no trabalho, seja na escola. A chave para preparar os mais novos para um quotidiano automatizado é ensiná-los a usar a tecnologia de forma produtiva. Incutir algumas noções de programação ou incentivar a capacidade de resolução de problemas, através de jogos e brinquedos digitais, são medidas que promovem uma relação saudável com a tecnologia, sempre com limites no tempo de utilização.

 

Literacia mediática

A informação que consumimos todos os dias tem características bem diferentes, em relação àquela que recebemos no último século. As notícias falsas são um tópico cada vez mais na ordem do dia, com impactos reais a nível político. Por um mundo com cidadãos mais informados, é imperativo ensinar as crianças e os jovens a confiarem em informação fidedigna, reforçando o que acontece aos seus dados quando são colocados online. Ao entender como funciona a máquina mediática, o sentido crítico floresce.

 

Educar para a diversidade

Estima-se que as próximas gerações vão ser bastante diversas. A evolução das mentalidades e a criação de comunidades globais deram origem a uma nova configuração, em que a diferença começa a ser normalizada. Em vez de ignorar esta realidade, é essencial ensinar a criança a ter sensibilidade para incluir a diferença. Desde possibilidades económicas a origens e orientações sexuais diferentes, os mais novos devem estar cientes de que a inclusão é o primeiro passo para um mundo mais feliz.

 

Às voltas com as soft-skills

As soft-skills são, sem dúvida, um tema na ordem do dia. Estas são definidas por competências ligadas ao comportamento de um individuo, como a comunicação, a capacidade de liderança, e o trabalho em equipa. A inteligência emocional, por exemplo, é uma das soft-skills mais valorizadas do século XXI, impossível de substituir por qualquer aparelho tecnológico. Para estimular tais competências na infância, as atividades extracurriculares são essenciais. Através de algo divertido, promovem-se novos conhecimentos, experiências e dinâmicas de grupo importantes.

 

Bem-estar emocional

A competitividade é uma constante no mundo atual. Antes de chegar às empresas, a necessidade de superação começa nas escolas, levando a episódios de ansiedade. Ensinar a criança a parar, a refletir e a não colocar todo o seu valor em resultados académicos são competências que a vão ajudar a ter uma boa relação com o trabalho no futuro. De facto, é bom mostrar às crianças o valor do seu esforço. Mas dar prioridade à saúde mental e saber prestar atenção aos seus limites não tem preço.

 

Mundo mais verde

Perante o agravamento contínuo das alterações climáticas, as crianças devem ser educadas de forma a terem consciência da necessidade de poupar o mundo à sua volta. Implementar hábitos ecológicos no dia a dia, promover uma alimentação mais sustentável e levar os mais novos numa visita a uma quinta pedagógica são medidas simples e divertidas para criar crianças mais conscientes. Os adultos do futuro devem saber que só existe um planeta e é imperativo poupá-lo!

 

Quem são as entidades que estão a formar as crianças do século XXI? Saiba como podem ajudar!

  • Teckies – A Teckies é uma startup portuguesa com o objetivo de levar as novas tecnologias emergentes para as salas de aula, modernizando o ensino e ajudando as crianças a prepararem-se para os desafios laborais da atualidade.
  • Assembly – A Assembly pretende ser a escola do futuro. Esta empresa disponibiliza unidades tecnológicas, unidades vocacionais e experiências de conhecimento para que as crianças possam ter uma aprendizagem atual e à sua medida.
  • Code Like a Girl – Na Code Like a Girl, o objetivo está em empoderar as mulheres para entrar no mundo da programação. A confiança é a base desta iniciativa, que pretende introduzir o ponto de vista feminino numa indústria dominada por homens.
  • Escola das Emoções – O crescimento emocional é a missão da Escola das Emoções. Através de workshops, atividades de coaching, grupos de ajuda e oficinas, o autoconhecimento é visto como algo fundamental para as crianças do século XXI.

 

Por: Estrelas&Ouriços

Comparar Produtos

Staples