Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

A aprendizagem não vai de férias

Dentro de poucas semanas a estação do ano muda e entramos no verão, a altura do ano preferida das crianças que entram novamente de férias e celebram o fim de mais um ano letivo. Apesar das férias serem sinónimo de descanso, é importante continuar a trabalhar o raciocínio e não deixar hábitos como a leitura de lado. Conheça algumas dicas que vão permitir convencer os miúdos a continuar a treinar a mente no verão.

Ser criança/jovem significa ter três meses de férias com base nas palavras de ordem: descontrair, praia e passeios. Assim, convencer os mais novos a continuarem com hábitos de estudo ou de leitura durante este tempo pode ser uma tarefa ingrata e até contraproducente.

Vencê-los pelo cansaço ou entupi-los de trabalhos não é a melhor opção, uma vez, que vão sentir-se sufocados e forçados a “trabalhar” durante o seu tempo de descanso. Para levar as preocupações dos pais a bom porto, sugira-lhes que apostem em técnicas e dicas que, de alguma forma, coincidam com os interesses dos estudantes.

 

LER DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER

Usar a leitura como um castigo ou obrigação é a pior estratégia, pois faz com que a criança desenvolva uma relação negativa com os livros. Assim, técnicas como definir um número mínimo de páginas/livros são de evitar.

Além disso, dependendo da idade, tem de ter em atenção o nível de dificuldade de cada criança. Ser bom aluno não significa ser um excelente leitor. Uma criança pode ter uma maior predisposição para aprender matemática e apresentar algumas dificuldades na leitura. Por isso, tenha isso em atenção – não recomende livros acima do nível do leitor e, apesar de dar mais trabalho, adapte as sugestões consoante cada criança. Depois, aplique estas três dicas:

  1. Tenha em conta os gostos pessoais
    Banda desenhada, fantasia ou mistério. O género não importa, o que realmente interessa é ler o que se gosta, especialmente quando estamos de férias e queremos estar longe das obrigações. Tenha em conta os gostos da criança e não os desvalorize, porque até mesmo uma banda desenhada faz despertar um leitor.
  2. Use a tecnologia
    A internet é um mundo e, aqui, há de tudo um pouco. Use-a para sugerir compras fáceis (há um mundo de escolhas de livros online disponíveis), leituras digitais (e-books) ou até a criação de livros personalizados (há sites que oferecem esta interessante possibilidade).
  3. Misture os filmes com a leitura
    Prepare um quizz sobre livros que tenham uma adaptação para o cinema e desafie as crianças a lerem/verem as duas obras. Depois, faça perguntas simples como: “qual é melhor?” ou “os personagens do filme são semelhantes aos que projetaste na tua cabeça enquanto lias?”, por exemplo.

 

ESTUDAR POR UM FUTURO MELHOR

Para algumas crianças, estudar não é um hábito fácil durante as aulas, o que as leva a querer manter-se o mais afastadas possível desta responsabilidade. Obrigar continua a ser de evitar, mas sugerir alguns temas do próximo ano é sempre legítimo. Para contornar a situação, existem formas mais lúdicas de estudar (sem o parecer) que podem convencer as crianças:

  1. Filmes, os melhores amigos dos professores
    Também neste caso o cinema pode ser um grande aliado dos professores, afinal, quem não gosta de uma boa sessão de cinema? Prepare uma lista de filmes (com um carater educativo, mas que sejam também do interesse das crianças) para verem nas férias. Consulte as listas de estreias e sugira uma visita ao cinema. Felizmente, há ótimos filmes ou até mesmo séries adequadas a várias idades e que cobrem diversos eventos da história e da ciência.
  2. Sugira passeios a museus e monumentos
    Três meses é muito tempo e dá para fazer muita coisa. Assim, sugestões de passeios são sempre uma mais-valia para as crianças/famílias. Numa pequena lista, reúna museus e monumentos que estejam abertos durante o verão e que tenham muita história e conhecimento para partilhar.

 

PRATICAR UMA VEZ POR DIA NÃO SABE O BEM QUE LHE FAZIA

Para muitos, praticar é mesmo a melhor forma de estudar e de manter o raciocínio bem oleado. O programa favorito das crianças nas férias é ir à praia e fazer muitas brincadeiras. Então, por que não juntar o útil ao agradável e preparar um livro de jogos para levar para a praia?

Prepare em sala de aula (proporcionando um momento diferente) um pequeno livro de bolso com jogos de memória e concentração para estimular as crianças. Este tipo de exercícios são excelentes para auxiliar na matemática.

Quebra-cabeça, sopas de letras, labirintos, palavras-cruzadas, jogos de contas, adivinhas ou problemas são boas opções e podem ser feitos em qualquer lugar.

Comparar Produtos

Staples

Aprendizagem

férias