Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

5 dicas para se destacar dos outros candidatos

Todos sabemos que o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo. Felizmente vivemos numa altura onde temos cada vez mais ferramentas para chegarmos aos nossos empregos de sonho. O importante é estar atento e começar por fazer um plano. 

Vamos ouvir algumas ideias?

 

 

Crie uma marca pessoal

 

Uma das bases para o sucesso é a construção de uma marca pessoal. Este conselho é intemporal e serve para qualquer ramo de atividade. Mas afinal o que é uma marca pessoal?

A marca pessoal é a forma como uma pessoa se promove. São todas as experiências, habilidades e valores que tornam alguém único e o diferenciam de todos os outros. É o que o ajuda a contar a sua história e como ela se reflete na sua forma de ser e de agir. Tudo isto, para construir uma imagem clara de si mesmo para as outras pessoas.

 



Assim sendo, pode e deve começar já a desenvolver a sua marca pessoal. Aqui ficam algumas questões que pode usar para começar o processo de criação:

  • Qual é o seu “porquê”?
  • Quais os valores que o guiam?
  • Como é que pode ajudar uma empresa, quais são as suas forças?
  • Quem é a sua concorrência?
  • Qual é a sua proposta de valor, aquilo que o distingue?

 

As suas respostas a estas questões vão moldar a forma como se vai apresentar no mercado e como se vai candidatar.

 

Construa a sua audiência 

 

Uma das melhores dicas que podemos dar é: esteja onde o seu público-alvo está. Se o público-alvo são os recrutadores, já sabemos que eles estão no Linkedin, uma vez que é a rede que reúne o maior número de profissionais das mais diversas áreas.

 

Se quer ter sucesso nesta rede, siga os seguintes passos:

  1. Identifique as suas empresas favoritas - Comece pelas empresas com as quais se revê. Ao fazer uma lista com estas empresas, poderá começar a identificar quais os seus gostos, preferências e ainda com que pessoas se deve conectar.
  2. Conecte-se com pessoas da área - O networking é essencial para qualquer carreira. É uma ótima forma de ganhar visibilidade e de melhorar a sua reputação. Se quiser aprender como estas relações podem ser a chave para o sucesso, pode ler mais aqui.
  3. Mantenha-se ativo - Não é preciso publicar todos os dias mas é importante permanecer ativo. Seja através de likes, comentários ou de produção de conteúdo original. Mostre-se interessado e tente posicionar-se como um especialista na área.

 

Embora seja recomendado estar no LinkedIn, há outros sites que podem servir de meio para divulgar o seu trabalho. Por exemplo, websites como o Behance ou o Dribbble são também excelentes opções para expor o seu portefólio.

 

Aprenda mais e melhor

 

É cada vez mais fácil encontrar informação sobre qualquer assunto, na internet. No entanto, algumas fontes podem encontrar-se desatualizadas ou terem informação pouco aprofundada. Uma ótima forma de colmatar estes problemas é através da participação em palestras e webinars.

Para além de muitas destas atividades fornecerem um diploma após a sua conclusão, que pode ser utilizado no currículo, ainda são uma forma de aprender e de fazer networking com profissionais da sua área.


 

Como queremos que participe ativamente nas atividades que lhe vão propor, sugerimos um microfone e webcam de qualidade. Assim vai conseguir interagir com as outras pessoas durante estes eventos, sem qualquer tipo de percalço.

 

Tenha uma presença original

 

Lembre-se que construiu uma marca pessoal para se poder posicionar como uma opção válida e distintiva, para os recrutadores. E, para se distinguir tem de dar palco às suas ideias e começar a desenvolver conteúdo único.

Pense em temas da sua área que poderia abordar. Pesquise pela internet e veja como outras pessoas abordaram esses temas. E depois, encontre um ângulo que o distinga de todos os outros.

Depois disso, é só usar o Linkedin para dar voz à sua marca pessoal. Partilhe as suas ideias, projetos, o que quer que seja que o valorize. Uma vez que tenha uma presença original, vai ser visto como uma opção única.

Afinal de contas, a questão à qual está a tentar responder é simples: “Porque é que me deveriam escolher a mim, em vez de um dos outros 200 candidatos?”

 

Interaja no momento certo, da forma certa

 

Por fim, foque-se no propósito de tudo isto. O objetivo não é ficar viral e angariar milhares de seguidores online. O objetivo é encontrar o emprego dos seus sonhos. Um emprego onde faça o que gosta e que lhe dê uma sensação de realização pessoal.

 

 

Por isso, esteja atento às vagas que vão abrindo no mercado e candidate-se no momento e da forma certa. Tenha, ainda, o cuidado de adaptar o seu currículo e a sua candidatura consoante a empresa, para que possa falar de forma ainda mais pormenorizada dos benefícios que traria para cima da mesa.

E, quando for chamado para a entrevista de emprego, prepare-se para brilhar. Se quiser alguns conselhos sobre essa fase, também pode ler o nosso artigo sobre 7 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego”. 

Comparar Produtos

Staples